quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Visita ao Museu da Electricidade

O Museu da Electricidade abriu as suas portas ao público em Maio de 2006, à luz de um conceito mais actual de musealização. Associado à sua vocação primeira de repositório do passado, surge um espaço preparado também para dar a conhecer o presente e debater o futuro na área da energia. Pois é exactamentemente no edifício da antiga central Tejo que surgiu este museu, onde as visitas guiadas, interessantes e educativas são deveras convidativas para novas visitas num futuro bem próximo. A professora bibliotecária acompanhou os alunos do 3º ano de escolaridade na descoberta deste magnifico espaço, onde o aluno tem a possibilidade de agir e verificar.
Juntos descobrimos que a Central Tejo começou a ser construída em 1908 para fornecer energia eléctrica à cidade de Lisboa e conheceu várias ampliações até 1951. Para alimentar os geradores gastava 250 toneladas de carvão por ano. A Barragem do Castelo de Bode inaugurada em 1951 fez chegar a energia a Lisboa em 9 minutos e pôs assim fim ao uso do carvão que é um poluente fossil.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma grande visita ao Museu da Electricidade!
O que mais gostei foi aquela bola que tinha mais ou menos raios de electricidade e os bons condutores da electricidade e os maus condutores!
Um abraço do amigo Rodrigo Fernandes

diana disse...

adorei a visita de estudo do museu da electricidade!

Beijinhos da Diana Rebelo

Anónimo disse...

O Museu da Electricidade foi muito giro.
Espero que as outras turmas tenham gostado.
Um abraço do amigo André Manteigas.