quarta-feira, 21 de março de 2012

Hora do Conto

Este livro intitulado "Os dois corvos"é destinado aos que já sabem ler, aborda a história de um casal de corvos e que enfrenta um grave problema. É contada pelo autor inglês Aldous Huxley, numa tradução de Luísa Costa Gomes.
Quanto ao enredo desta espécie de fábula temos uma mãe corvo que vê uma enorme cobra cascavel a devorar um dos seus ovinhos, o que explica o desaparecimento deles, desde há muito tempo.

Assim que regressa o marido Corvo, conta-lhe o sucedido pedindo-lhe que resolva o problema.
O senhor Corvo procura ajuda junto do seu grande amigo Mocho, muito esperto e sabedor. Os dois conseguem uma artimanha e enganam a senhora cobra.
Esta acaba por morrer e então, para se vingar, a senhora Corvo usa o corpo do malvado réptil como corda onde seca as fraldas dos seus corvos bebés.
O texto e as ilustrações desta obra são muito sugestivos e adequados para o 3º ano.

Para o 4º ano, foi lido o conto "O rato de Alexandria", um dos vários contos do escritor José Jorge Letria no seu livro "O livro que falava com o vento e outros contos". Aborda a história de um rato vulgar que descobre a leitura e através dela acede ao conhecimento . O que o torna especial e diferente de todos, é o seu desejo de partilha e transmissão da sabedoria que adquiriu na BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA.

Sem comentários: