sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Entrada na escola: processo novo somente para o filho?


A entrada da criança escola é um processo que requer adaptação, e não somente por parte dessa, é um momento novo também para os pais que necessitam de um tempo para assimilar a nova fase.

Grande parte do bom êxito da adaptação pode depender dos pais, do relacionamento que estabelecem com a escola e como conduzirão este. Vale então destacar algumas questões essenciais que poderão favorecer a adaptação, tanto para você como para seu filho:

• Um aspecto fundamental para que a criança se sinta segura no contexto novo é a relação de confiança entre a família e a escola. Mas nem sempre esse ponto, que é o princípio do processo de adaptação, acontece. A escolha entra em “jogo” nesse momento, um ponto que precisa ser bem trabalhado. O vínculo é estabelecido na proporção em que os pais conhecem e se identificam com os princípios que orientam o projeto pedagógico.

• Mantenha sempre a comunicação com a equipe pedagógica. Assim como as crianças, às vezes os pais sentem-se angustiados, insatisfeitos durante o processo de adaptação. Por isso, esclarecer as dúvidas e conversar sobre aquilo que incomoda faz com que os pais adquiram confiança com a escola e se sintam mais confortáveis.

• Troque informações com os outros pais. O processo de adaptação é uma oportunidade para isso. Nas conversas, os pais podem perceber que as angústias pelas quais seu filho passa também são sentidas por outras crianças.

• Tenha em mente que conquistas requerem esforços. Na tentativa de evitar o sofrimento do filho, pode acontecer dos pais quererem superprotegê-lo. Mas é importante que os pais compreendam que a entrada na escola e as primeiras separações do contexto familiar fazem parte do crescimento da criança.

Patrícia Lopes

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