sábado, 20 de junho de 2009

Férias de verão


Cuidados a ter na Praia

Toda a gente sabe que os dias de calor são os melhores para ir para a praia (ou para o rio) brincar e até ganhar um bocadinho de bronzeado.
O problema é que com as brincadeiras, não reparamos nos perigos que por lá pode haver.
É claro que, se soubermos quais são esses perigos, podemos evitá-los e divertir-nos à mesma. Lá diz o ditado: "Mais vale prevenir do que remediar".
Então, vamos a isso?


O SOL
Não deves estar ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h30 e as 16h30
. A estas horas a radiação solar é mais perigosa.
Habitua-te ao sol a pouco e pouco.Depois do Inverno o nosso corpo precisa de se voltar a habituar ao sol e ao calor, por isso, nos primeiros dias de praia, usa uma camisola de algodão, chapéu (o boné não protege as orelhas) e calção ou fato de banho. E tenta manter esta roupa seca, para não se colar ao corpo e deixar de te proteger do sol.

Usa sempre protector solar. Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. Mesmo que tenhas um "bronzeado natural", não estejas ao sol sem um filtro solar de protecção adequado.

Põe o protector meia hora antes de ir para o sol. Para fazer efeito, deves pôr o protector solar cerca de meia hora antes de ires para a praia e pôr mais regularmente (de hora a hora, cada vez que se sai do banho ou se transpirares muito).

Protege todas as partes do corpo. Não te esqueças de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos. São zonas sensíveis e também se queimam!

O filtro solar é para ser usado mesmo à sombra! Mesmo que fiques todo o dia debaixo de um chapéu-de-sol ou de um toldo, usa na mesma o filtro solar. É que esta sombra não impede totalmente a passagem dos raios solares, e a luz reflectida na areia pode ser suficiente para provocar uma queimadura.

ALIMENTAÇÃO E BANHOS

Escolhe comidas leves. O melhor "lanche" para levar para a praia são os legumes, frutos, água e sumos naturais, porque têm substâncias que ajudam a pele a defender-se do sol. Por outro lado, são alimentos que facilitam a digestão. Quando o calor é muito, a digestão fica mais lenta e pode provocar indisposição.

Já agora, falemos do tempo da digestão. Tem cuidado com as horas a que comes e aquelas a que podes ir à água. Não te esqueças que, comendo muito ou pouco, a digestão dura sempre duas horas e meia!
Se a água estiver fria, nunca entres nela de repente! Podes até desmaiar por causa da diferença de temperaturas!

Bebe muitos líquidos. Às vezes, com as brincadeiras até te esqueces de beber água. Mas isso pode ser muito perigoso, porque está muito calor e suas muito (mesmo que não dês por isso). É preciso beber água!

POLUIÇÃO
Deixa sempre a praia limpa. Se não gostamos de uma praia suja, o melhor é contribuirmos para a sua limpeza.
Leva sempre um saquinho de plástico para pôr o lixo, põe-no no sítio certo e nada de enterrar coisas na areia disfarçadamente...

Não mexas no lixo. Por vezes, não é só a água que está poluída, a areia nem sempre está limpa.
Para evitar problemas na pele ou outras doenças, não andes a brincar com o lixo que encontras na areia.
Beijocas e boas férias

1 comentário:

Anónimo disse...

oi td bem com vc? parabens pelo seu blog está muito bom.